“Uma técnica simples e altamente eficaz é começar cada dia, falando ao seu subconsciente como se você estivesse falando a alguém que esteja pronto e desejoso de cumprir suas ordens, diretrizes ou instruções. Na verdade, você pode obter uma alegre disposição em relação ao cumprimento de algumas dessas coisas, uma sensação de estar “empacado”, ou até mesmo uma grande resistência em relação a outras. Mas você deve continuar a dar as instruções e direcionamentos que deseja ver cumpridos, até que obtenha o resultado esperado. De uma certa maneira, o subconsciente é como uma burocracia que se habituou a uma certa rotina, que pode ou não ser eficiente e eficaz. Seguindo-se essa analogia, você, como mente consciente, é como se fosse um novo diretor, recentemente designado para essa burocracia, que tem por fim modificar velhas normas e procedimentos. Você obterá cooperação em áreas onde os benefícios aos “empregados” sejam óbvios, e resistência onde os benefícios não sejam tão óbvios ou não pareçam ser melhores do que a velha maneira de se fazer as coisas. Mesmo a cooperação irá durar apenas se a burocracia se convencer de que você é sincero, e se você der continuidade às novas normas até que se tornem parte da rotina.
A fim de implementar essa atividade diretiva, sugiro que se use uma idéia desenvolvida pelo Dr. Frederick Eikerenkoetter. Ao invés de falar ao seu subconsciente como se ele fora uma entidade distinta, fale a seus pensamentos, seus sentimentos e seu corpo de maneira semelhante à abaixo:
‘Pensamentos, ouçam com atenção! Quero que parem de ser tão dispersos e de disperdiçar tempo e energia com medos, dúvidas, questionamentos, preocupações e velhas lembranças que não nos fazem bem. De agora em diante, quero que tenham apenas bons pensamentos, pensamentos positivos e pensamentos amorosos. Pensem em coisas belas, sobre nossas metas e planos, sobre maneiras de ajudar a outros e de nos aprimorarmos. Pensamentos, pensem apenas bons pensamentos. Se outro tipo de coisas surgirem, olhem-nas, chutem-nas para longe e voltem aos bons pensamentos.
Sentimentos, ouçam com atenção! Quero que parem de se prender a medos, ansiedades, velhas feridas e contendas, ódios, zangas, ressentimentos, culpas, invejas e quaisquer coisas do gênero. Se qualquer uma delas surgir, vão em frente e sintam-nas por um pouco de tempo e então permitam que se esvaiam e substituam-nas por bons sentimentos. Quero que vocês se detenham nos bons sentimentos; nos sentimentos de felicidade, de confiança, de sucesso e de amorosidade. Quero que tenham esse tipo de sentimento o tempo todo, de agora em diante.
Corpo, ouça com atenção! Você é um corpo maravilhoso e você faz todos os tipos de coisas maravilhosas, como bombear o sangue e repor as células – coisas que eu nem preciso lhe ordenar que faça. Mas, agora, quero que faça tudo isso de maneira ainda melhor. Quero que você aumente nossa energia, nossa força e saúde em todos os aspectos e de todas as maneiras; que seja mais habilidoso e gracioso em tudo o que fizer; que utilize comida e ar mais eficaz e eficientemente do que já o faz; e que pare de fazer tudo o que drena e prejudica nossa força, energia e saúde. E, Corpo, quero que você relaxe mais, sinta mais prazer, curta mais a vida e proporcione mais prazer aos outros.
Obrigado(a) Pensamentos; obrigado(a) Sentimentos; obrigado(a) Corpo; obrigado(a) Deus-em-Mim!’
Naturalmente, você pode modificar este “script” para que atenda aos seus próprios propósitos; mas ele (esse método, grifo nosso) pode levá-lo a uma maior mestria quanto ao seu eu oculto.”
(Serge Kahili King, Mastering Your Hidden Self – A Guide to the Huna Way, Quest Books, 1996, 5th printing).