ESTUDO DOS CHAKRAS
|
|
Os chakras são os pontos de manifestação da energia divina nos diferentes corpos do ser humano. Os conceitos sobre corpos do ser humano variam tanto quantas são as diferentes escolas e religiões já criadas pela humanidade. No entanto, se algum consenso pode ser expresso é o de que existem corpos superiores e corpos inferiores. |
Aos primeiros está reservada a missão de elevar o ser humano e a sua alma, evoluindo nos planos da matéria para realizar o Plano Divino. O significado dos corpos superiores pode ser resumido na afirmação “EU SOU O QUE EU SOU”, que Deus revelou a Moisés e individualizou para cada um de seus filhos. Estas características superiores do ser humano é eterna e permanecem unificadas com um só espírito, vida após vida, para aqueles que acreditam na reencarnação, a qual, junto com a lei do carma, são os dois dogmas básicos da filosofia esotérica de base oriental ou teosófica.
Os corpos inferiores tem sido caracterizados como os veículos ou ferramentas, instrumentos nos quais é possível corrigir as falhas e os erros de rota cometidos pelos seres humanos na viagem volta para a presença do Pai Celestial, no cumprimento do Plano Divino. Isto significa que estes corpos são os instrumentos para a limpeza do carma negativo acumulado.
O Corpo Etérico é uma cópia sutil do corpo físico, vibrando energeticamente a uma velocidade muito superior (alguns estudiosos dizem que superior à velocidade da luz). Ele também tem um aspecto superior, chamado de Eu Interior; que é a presença da Memória Divina no indivíduo. Qualquer doença manifesta-se antes no corpo etérico, sendo esta a base dos tratamentos energéticos para prevenção dos males físicos.
O Corpo Emocional é o arquivo de nossos sentimentos, tais como: medos, dúvidas, ódios, sentimentos de culpa, etc., nesta e em outras existências. É o gerador de carmas negativos na emanação de vida, que retardam sua evolução espiritual. Para a aceleração dessa evolução e, conseqüente Ascensão da emanação de vida, há necessidade de resgate de, pelo menos, 51% desse "carma", através de orações, meditações, purificações e outras técnicas milenarmente estudadas pelos sábios e mestres da humanidade e ensinadas aos seres humanos.
O Corpo Mental não deve ser confundido com a nossa mente inferior; aquela que usamos diuturnamente. Ele vai além de nossas sensações físicas. Está ligado à Mente Universal, sendo responsável pelos nossos registros cósmicos. Daí, entender-se a expressão: EU SOU O QUE EU SOU, isto é, a interatividade entre Criador e criatura.
Os estudiosos da espiritualidade lembram da necessidade de harmonização freqüente dos quatro Corpos Inferiores, para se obter uma vida saudável, alegre e feliz. Recomenda-se a prática, com regularidade, de exercícios de meditação e relaxamento.
Perdemos tanto tempo lidando com pensamentos negativos e imagens bombardeadas pela televisão e rádio, que deixamos a criatividade e construção de um futuro positivo de lado. A vida é como um trem em movimento. Somos os comandantes deste trem e quando acordamos pela manhã, temos de tomar o seu comando e direção. Cada dia, cada 24 horas, o carma é lançado. Como não podemos voltar ao passado para modificar o presente, precisamos pensar em atuar hoje sobre o amanhã. Quando nos levantamos pela manhã, precisamos tomar as rédeas de nossos corpos inferiores. Precisamos abrir logo um canal de comunicação com Deus e seus anjos etéricos de Luz, fazendo orações matinais e pedindo a elevação de nossa consciência para atuarmos corretamente junto às demais pessoas e ao planeta que habitamos.
COMPREENDENDO O SIGNIFICADO DOS CHAKRAS
Chakras são órgãos energéticos que absorvem a energia, transformando-a e redistribuindo-a entre os corpos. Através deles, também, são eliminadas as toxinas energéticas de todo o sistema.
O chakra pode ser considerado, também, como uma "glândula energética" que está relacionada com aspectos da aprendizagem da alma, que tem atuação sobre determinadas partes, órgãos e glândulas do corpo físico.
Nos chakras é onde estão registrados todas as lembranças, traumas, bloqueios e padrões mentais e emocionais condicionantes do passado. São as "glândulas dos sentimentos e dos pensamentos" e representam a personalidade, a maneira de ser e de se expressar no mundo.
O que é chamado de doença no corpo físico é, apenas, um sintoma de uma disfunção no nível dos chakras e dos corpos energéticos. Quando o corpo físico adoece, a disfunção energética já existe muitos meses ou anos antes. A causa da doença não está no corpo físico, mas nos chakras, onde estão os padrões mentais e emocionais, ou seja, a maneira como nós vemos e reagimos às outras pessoas e aos eventos da vida.
São sete os chakras principais:
CORONÁRIO
COR: núcleo dourado, pétalas violetas douradas
LOCALIZAÇÃO: Acima da cabeça
GLÂNDULA: Pineal
PLEXO: Coronário
É o maior e o mais importante dos centros. Ele afeta toda a função do cérebro, mas está relacionado com a glândula pineal. Por causa da sua ligação com os outros chacras, qualquer perturbação no centro coronário se reflete na maioria dos centros. O "Lotus de mil Pétalas" da terminologia oriental está no alto da cabeça, com cores dos mais diversos matizes e atividade intensíssima.
FRONTAL
COR: Rosa/Amarelo e Azul/Roxo
LOCALIZAÇÃO: Entre os olhos
GLÂNDULA: Pituitária ou hipófise
PLEXO: Frontal
Está localizado na fronte, entre as sobrancelhas, e se compõe de 48 raios, dividido em duas porções. É o chakra da intuição e da criatividade, por excelência.
LARÍNGEO
COR: Azul-Prateado
LOCALIZAÇÃO: Base do pescoço
GLÂNDULA:Tiróide
PLEXO: Laríngeo
Auxilia o Homem no desenvolvimento da audição de sons provindos do plano astral. Situado sobre a garganta, em frente à cartilagem tireóide, esse chakra tem faixas de freqüências energéticas distribuídas pelos dezesseis raios que o compõem. A glândula produz o hormônio tireoideano para o controle do metabolismo, e a calcitonina, que ajuda a reduzir o cálcio no sangue.
CARDÍACO
COR: Amarelo-Dourado
LOCALIZAÇÃO: Entre os Omoplatas
GLÂNDULA: Timo
PLEXO: Cardíaco
Responsável pelo equilíbrio e intercâmbio das emoções (sentimentos). Sobre o coração, este é de um dourado brilhante e se divide em doze partes ou raios. Está ligado às emoções superiores, afetos e sentimentos. Nele residem, por exemplo, a bondade, a afeição, a piedade e também o ódio. Em suma, as emoções sob vontade. As violentas e descontroladas afetam diretamente a fisiologia do coração, que pode sofrer até mesmo uma parada, provocando a morte.
ESPLÊNICO ou Plexo Solar
COR: Multicolorido com predominância do amarelo e cor-de-rosa
LOCALIZAÇÃO: A esquerda do diafragma, abaixo da 10ª costela
GLÂNDULA: Baço
PLEXO: Mesentérico
Regula a entrada do prâna no duplo etérico do homem. Localizado sobre o baço, a vitalidade que distribui é superior à do básico, quanto ao nível de freqüência. É o Chakra da vida vegetativa, tem colorido variável.
UMBILICAL
COR: Multicolorido: vermelho e verde
LOCALIZAÇÃO: Umbigo
GLÂNDULA: Supra-renais(Pâncreas)
PLEXO: Solar Interno, externo e médio.
Confere ao homem a sensibilidade (intuições e percepções). Situado sobre o umbigo, tem dez raios, também chamados de"pétalas". De coloração que vai do avermelhado ao esverdeado, está ligado à fisiologia da alma, ao campo das emoções e sentimentos primários, e também ao sistema nervoso - razão porque as emoções violentas paralisam a digestão e repercutem sobre o fígado.
BÁSICO
COR: vermelho laranja
LOCALIZAÇÃO: Base da Espinha Dorsal
GLÂNDULA: Supra-renal
PLEXO: Sagrado
Situado na base da coluna vertebral, abaixo do órgão sexual, é o principal modelador dos estímulos da vida orgânica e espiritual do homem. Segundo os clarividentes, este chakra - o mais primário de todos - compõe-se de quatro raios de cor predominantemente vermelha. Chakra vital por execelência se ativado (isto é, energizado) acentua-se essa cor, que se torna cada vez mais viva. Neste chakra tem uma energia chamada "Fogo Serpentino" ou "Kundalini", devido à forma de serpente que toma ao subir ao longo do corpo para vitalizar outros chakras.
QUADRO RESUMO DO SIGNIFICADO DOS CHAKRAS
Chakras: cores e regiões |
Glândulas Endócrinas | Efeitos terapêuticos da meditação |
7 - Coronário - Coroa da cabeça | Pineal - Parte posterior e interna do cérebro. | Purificação dos corpos inferiores: físico, etérico, emocional e mental. |
6 - Frontal - Entre as sobrancelhas | Pituitária - Abaixo e à frente do cérebro, no osso esfenóide. | Desenvolvimento das intuições. Interação com o Eu Superior. |
5 - Laríngeo - Garganta | Tireóide - Região da garganta. | Melhora nos julgamentos e comunicações. |
4 - Cardíaco - Região do coração | Timo - Tórax - osso esterno. | Amor no sentido amplo.Vínculo microcosmo com o macrocosmo. |
3 - Plexo Solar - Região do diafragma | Pâncreas - No abdômen. | Eliminação de comportamentos negativos, valorização da força de vontade. |
2 - Umbilical – Abaixo do umbigo | Supra-renais - Sobre os rins. | Eliminação de conflitos ou preocupações sexuais, valorização do prazer. |
1 - Raiz - Base da coluna vertebral | Gônodas - Ovários (mulher) e testículos ( homem). | Eliminação de comportamentos negativos, valorização dos instintos físicos e ligação com a natureza e o planeta. |
Somente uma personalidade equilibrada, dotada de auto-estima e autoconfiança, poderá fazer frente às demandas e restrições impostas pelo mundo moderno com sua competitividade e individualismo crescentes, geradores de estresse.
Há uma grande variedade de exercícios para direcionar intencionalmente a energia sutil (Prana) para os diversos Chakras, através do uso intencional da respiração e do relaxamento. Indicados para problemas do sistema nervoso, tais como depressão, fadiga, ansiedade e insônia, estas técnicas de relaxamento são instrumentos valiosos que permitem o alívio das tensões, o gerenciamento do estresse e contribuem para desenvolver no indivíduo a capacidade de usufruir a vida com equilíbrio e espontaneidade.
Existem também diversas técnicas para energização e tratamento dos chakras, mas não é propósito deste artigo discuti-los aqui. Estas técnicas poderão ser acessadas em diversas entidades de profissionais e/ou voluntários holísticos, que estão fartamente disseminadas pelas mídias esotéricas e disponíveis na internet ou no mercado editorial.
© 2003 - Nova Era