Comprovado: chá verde combate células cancerosas

Um dos mais recentes estudos sobre câncer da próstata, doença que ameaça milhões de homens, descobriu uma substância no chá verde que mata células cancerosas da próstata. Testes de laboratório revelaram que a substância, identificada com a sigla EGCG, inibe o crescimento do tumor canceroso. Segundo pesquisadores, a quantidade da substância contida em três xícaras de chá verde é suficiente para deter o crescimento e uma concentração maior é capaz de matar as células cancerosas.

Os pesquisadores agora estão testando para ver se o EGCG previne câncer da próstata em ratões. Se o resultado for positivo, o próximo passo será fazer testes com pacientes da doença.

Aplicável a outros tumores

Os estudos sobre as características do chá verde para combater o câncer surgiu porque nos países asiáticos, onde o chá verde é muito popular, há muito menor ocorrência deste tipo de câncer. O chá verde também está relacionado com efeitos sobre outros tumores malignos, embora nada tenha sido provado até o momento. Alguns estudos indicam que o chá também tem bons resultados na prevenção de doenças do coração e fígado e, ainda, nos casos de pedras nos rins.

No informe sobre a pesquisa, os estudiosos recomendam tomar chá verde como parte da alimentação diária e advertem que, misturado com creme ou leite, é possível que sejam reduzidos seus efeitos. Mencionam, também, que ainda não foram feitas pesquisas sobre suplementos dietéticos de chá verde para saber se, como substituto, têm as mesmas características que o natural.

©  2003 - Nova Era