Argila – As muitas curas da mãe terra

Já falamos das muitas propriedades da argila mas três são particularmente especiais: destrói micróbios patogênicos, absorve toxinas e impurezas e cede minerais ao corpo para que os tecidos danificados possam se regenerar e se recuperar.

Também falamos de como conseguir a argila: deve ser limpa, exposta ao sol e peneirada, ficando um pó fino, pronto para se misturar a água.

Para aplicar a argila proceda da seguinte maneira: pegue um pano grosso tipo linho ou flanela (por exemplo) de tamanho que envolva toda a região, para que o cataplasma fique fixo e não corra o perigo de se desprender e se soltar da região (as pontas do pano precisam ser ligadas com alfinete ou fita crepe); em cima do pano você pode colocar jornal e por cima do jornal um papel que não seja muito permeável nem muito impermeável, para que a argila não seque rápido e nem junte muita água em cima; em cima do papel você coloca a pasta de argila, um pouco maior que a região tratada, com a espessura de 1 cm à 1,5 cm.

Aplique a argila direto na pele, estando a pele bem limpa.

O cataplasma na maioria dos casos é frio mas também pode ser quente (aí acompanha uma bolsa de água quente ou cinta térmica).

O barro frio fica em geral 2 horas podendo ficar várias horas, durante o sono, principalmente cataplasmas grandes. Os naturalistas em geral recomendam que todos os pacientes apliquem argila fria no abdômen (intestinos) durante à noite, para normalizar o funcionamento desses órgãos.

O barro quente fica 1 hora.

Alguns problemas graves exigem argila fria 24 horas por dia (o cataplasma vai sendo sempre renovado) como por exemplo no caso de gangrena do pé onde os tecidos começam a morrer; tenho conhecimento de casos como estes ( gangrena no pé) onde o médico ia amputar, mas com um mês de argila fria 24 horas por dia, os tecidos se renovaram e o pé foi salvo.

Lembramos ao leitor que os tratamentos naturais em geral apresentam reações que muitas vezes são incomodas, porém positivos pois fazem parte da crise curativa (conjunto de sintomas quando o corpo está eliminando toxinas e impurezas); portanto se você tiver coceira e aparecerem espinhas (por exemplo) não se impressione pois é normal.

E não se esqueça que a argila usada deve ser desprezada.

Indicações

* Argila fria:
- Problemas reumáticos na fase aguda (ex. artrite), quando a região está quente e inchada.
- Problemas intestinais (gazes, prisão de ventre, etc.)
- Hematomas e inchaços
- Nódulos e tumores benignos
- Tumores malignos - câncer
- Problemas na cabeça (crânio e face) ex. Tumores, inchaço, espinhas, etc.
- Hipertrofia de órgãos (aumento do tamanho) ex. tireóide, próstata, etc.
- Espinhas, furúnculos, coceiras
- Feridas, cortes, ferimentos, picadas de animais (vespa, abelha, etc.)
- Varizes e hemorróidas

* Argila quente:
- Problemas reumáticos, principalmente na fase crônica, ex. artrite, artrose, dores e tensões na coluna, etc.
- Afecções do fígado, em geral
- Afecções do estômago, em geral
- Afecções dos rins, em geral
- Afecções dos pulmões, em geral
- Afecções em geral, dos órgãos pélvicos

Terapeuta e Professor Walter Florêncio CRT 21.288

©  2003 - Nova Era